Quem Somos

O QUE FAZ? Desde a sua instalação em 30 de abril de 1983 foi detalhadamente descrito em seu estatuto que a Entidade desenvolveria atividades voltadas para as crianças e jovens que apresentassem necessidades especiais: Deficiência Mental e/ou Deficiência Múltipla. Todo o trabalho mediante programas de atendimento assistiriam crianças de acordo com a idade e suas necessidades sendo que o objetivo é o trabalho sistemático, direcionado a melhoria da qualidade de vida e a reabilitação das crianças e jovens em acompanhamento. Para tanto prestamos assistência mediante terapias e alfabetização. Atualmente estamos com um número de 121 crianças que se divide entre crianças e adolescentes. A demanda maior vem encaminhada de Centros de Saúde, Cuca, Policlínica, Escolas da Rede Municipal, CEIS, convénios e Entidades parceiras. Estamos trabalhando para a comunidade há 23 anos. Estão envolvidos nesse trabalho profissionais de diversas áreas, diretores que gerenciam, voluntárias que apoiam, sócios contribuintes (mensais, bimestrais, trimestrais e anuais) e as parcerias que mantemos. Hoje contamos com a implantação do Telemarketing na intenção de aumentar as contribuições para melhorias na entidade.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Àrea Escolar- Setor de Educação

Metodologia:
Auxiliar no desenvolvimento físico e mental, através de atividades recreativas, esportivas e de psicomotricidade, proporcionando melhoria cardiovascular, maior oxigenação, tônus muscular, maior agilidade, flexibilidade, ampliação dos movimentos auxilio do esquema corporal, coordenação dinâmico, Dominância Geral, Equilíbrio dinâmico e estático, dominância lateral, orientação e estruturação espaço temporal, noções de velocidade e força, espírito competitivo saudável, socialização e interação social afetiva baseados em normas e método que respeitem a individualidade de cada um bem como suas capacidades e limitações de acordo com sua idade mental, cronológica e motriz.

Procedimento:
É feitas uma avaliação com as atividades locomotoras, não locomotoras, espaço e direção, tempo e forma, sentido e forma, movimentos do corpo projeção e recepção de objetos, coordenação motora e equilíbrio. Através dessa avaliação é montado o plano de aula por classe avaliação continua. As atividades são realizadas em grupo, com duração de uma hora.

Setor Pedagógico
Os trabalhos realizados em sala de aula são voltados para portadores de necessidades especiais a nível mental moderado e leve.
As salas de aula funcionam para alunos de ambos os sexos e em dois turnos ( manhã e tarde).
Para ingressar no setor escolar o aluno passará pela avaliação da Equipe Multidisciplinar e conforme o seu desempenho e desenvolvimento global é designado para sala correspondente ao resultado das avaliações realizadas.
O setor pedagógico conta com 04 salas de aulas tendo como proposta metodológica:

Sala de nível I
Visa atender alunos com idade entre 07 a 14 anos apresentado um nível mental moderado tendo como proposta de trabalho:
- Proporcionar condições adequadas para que o aluno construa o seu próprio conhecimento dentro do processo ensino-aprendizagem.
- Respeitar seus limites e estimular suas próprias experiências.
- Proporcionar sua integração no meio social e familiar incluindo orientações para as famílias.
- Promover medidas de prevenção e aproveitamento no desenvolvimento integral do educando.

Sala de nível II
Visa atender com idade de 14 aos em diante e que apresente um nível mental moderado.
Tem como proposta de trabalho oferecer programas educacionais bem como:
- A organização da relação aluno x meio social.
- Desenvolver constantemente o pensamento divergente e as oportunidades contínuas para proporcionar experiências sensoriais.
- Promover situações práticas e reais favorecendo a independência.
- Oferecer situações - problemas que estimulem curiosidade, iniciativa à verbalização favorecendo tanto o aspecto de ensino-aprendizagem quanto o social.

Sala de nível III
Atende alunos de 07 e 14 anos com nível mental de moderado a leve.
As atividades elaboradas nesse nível são voltadas para:
- Proporcionar oportunidades de reconhecimento dos conceitos básicos para alfabetização.
- Oferecer propostas adequadas que respeitem e estimulem as crianças em seu desenvolvimento global.
- Dar oportunidades que levem as crianças à observação, criação e flexibilidade de comportamento frente a situações diversas.
- Promover a iniciativa dos alunos obtendo o máximo de aproveitamento, facilitando assim o desenvolvimento integral de cada um.
- Manter e estimular as regras sociais.
Sala de alfabetização:
Atende alunos com idade de 14 anos em diante, apresentando um nível mental, tendo como proposta de trabalho:
- Favorecer a construção de conhecimentos.
- Adquirir uma compreensão em relação à linguagem, escrita, leitura e interpretação de textos.
- Desenvolver estimular o raciocínio lógico matemático, favorecendo a compreensão dos conceitos básicos da matemática.
- Desenvolver competências e hábitos que lhes permitam compreender e atuar como um ser social.
- Perceber a relação do seu potencial criativo e critico em situações da vida diária.
- Compreender o espaço geográfico que envolve sua vida cotidiana e em geral.
- Manter e estimular ao máximo a independência de cada aluno seja ela nas atividades de vida e/ou de vida prática.

Sala de Artes
A sala de artes tem como proposta de trabalho estimular o potencial criativo, o desenvolvimento motor, bem como a socialização, através de trabalhos artesanais, tendo como intuito potencializar a independência do portador de necessidades especiais e a inclusão do mesmo no mercado de trabalho. (Parceria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário