Quem Somos

O QUE FAZ? Desde a sua instalação em 30 de abril de 1983 foi detalhadamente descrito em seu estatuto que a Entidade desenvolveria atividades voltadas para as crianças e jovens que apresentassem necessidades especiais: Deficiência Mental e/ou Deficiência Múltipla. Todo o trabalho mediante programas de atendimento assistiriam crianças de acordo com a idade e suas necessidades sendo que o objetivo é o trabalho sistemático, direcionado a melhoria da qualidade de vida e a reabilitação das crianças e jovens em acompanhamento. Para tanto prestamos assistência mediante terapias e alfabetização. Atualmente estamos com um número de 121 crianças que se divide entre crianças e adolescentes. A demanda maior vem encaminhada de Centros de Saúde, Cuca, Policlínica, Escolas da Rede Municipal, CEIS, convénios e Entidades parceiras. Estamos trabalhando para a comunidade há 23 anos. Estão envolvidos nesse trabalho profissionais de diversas áreas, diretores que gerenciam, voluntárias que apoiam, sócios contribuintes (mensais, bimestrais, trimestrais e anuais) e as parcerias que mantemos. Hoje contamos com a implantação do Telemarketing na intenção de aumentar as contribuições para melhorias na entidade.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Área Clinica

Setor de Psicologia
Metodologia:
Objetivos:
I-Fazer um psicodiagnóstico (Avaliação completa da criança)
II-Fazer atendimento individual ou em grupo.
III-Motivar e conscientizar os pais ou responsáveis ao tratamento reabilitacional (Grupo de pais)

Procedimentos e conduta terapêutica
I-Psicodiagnóstico:
1-Entrevista com os pais ou responsável – Anamnese completa
2-Hora Lúdica (vínculo) primeiro contato com a criança
3-Avaliação individual (uma ou duas vezes se necessário) Avaliação donível intelectual, personalidade e neuro-grafo-perceptivo motor através de testes: HTP, Bender Infantil, ou Pré-Bender, Desenho da família.
4-Grupo de pais (quinzenal)
Orientação Familiar com duração de uma hora e meia, com o objetivo de motivar e conscientizar os pais do desenvolvimento Neuro-Psico-Motor.

Setor de Terapia Ocupacional
Metodologia:
I-Avaliar e Realizar crianças estabelecendo conduta terapêutica, admissão e alta nos programas de atendimento.
II-Atendimento Individual Visando:
- Estimulação do desenvolvimento motor: Mudanças posturais, reações de equilíbrio, e coordenação motora;
- Estimulação sensório – perceptiva global: esquema corporal, discriminação sensorial/ visual, orientação temporal e orientação espacial.
-Treino das atividades da vida diária.
- Estimulação Funcional de membros superiores (Movimentação ativa, mobilidade articular, coordenação motora, função uni e bi manual, padrão de preensão, coordenação gráfica);
- Orientação Familiar.
III-Atendimento em Grupo: Trabalho com a Psicomotricidade
IV-Atualização Periódica dos prontuários
V-Realização das visitas escolares
VI-Participação das reuniões da equipe multidisciplinar;
VII-Toda e qualquer orientação à pacientes, somente poderá ser dada a responsável pelo setor.

Setor de Fisioterapia
Metodologia:
I-Avaliar e reavaliar crianças estabelecendo conduta terapêutica, admissão e alta nos programas de atendimento.
II-Atendimento Individual visando:
- Estimulação do desenvolvimento motor: Mudanças posturais, Reações de equilíbrio, e coordenação motora;
- Estimulação sensório – Perceptiva global: Esquema corporal, orientação temporal e orientação espacial.
- Estimulação e adequação do ortostatismo e marcha; Orientação quanto ao uso de Órteses;
- Orientação postural individual ou em grupo
- Orientação e realização de alongamentos musculares, posicionamentos e exercícios globais estatísticos e dinâmicos;
- Orientação familiar e aos educadores escolares.
- Atendimento junto à outros setores quando necessário, inclusive sala de aula.

Setor de Fonoaudiologia
Metodologia:
I-Avaliar e reavaliar crianças, estabelecendo conduta terapêutica, admissão e alta nos programas de atendimento, inclusive aos alunos da sala de aula.
II-Fazer atendimento individual ou em grupo visando:
- Estimulação do desenvolvimento da fala e linguagem;
- Adequação das funções neuro-vegetativas: Sucção, Mastigação, Deglutição e Respiração;
- Adequação de postura, tônus e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, através de exercícios isotônicos e isométricos;
- Adequação dos distúrbios e da voz;
- Orientação à família: Estimulação da fala / linguagem; Sobre alimentação; Uso de bico e chupeta ortodônticos
- Atualização periódica dos prontuários.
- Participação nas reuniões da equipe multidisciplinar;
- Orientação à professoras da Instituição e da rede municipal de Sorocaba

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